Foi com o objetivo de expandir o acesso à educação superior na Região Amazônica que nasceu, em 2001, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Em meio a inúmeros desafios, o primeiro vestibular da UEA ocorreu ainda no primeiro semestre do mesmo ano, com mais de 180 mil candidatos oriundos de todos os municípios do Amazonas. No dia 3 de agosto de 2001, a UEA recebeu os primeiros estudantes e deu início às atividades acadêmicas.

Em pouco tempo, a UEA cresceu exponencialmente e tornou-se a maior universidade multicampi do País, alcançando todos os 62 municípios do Estado. Um divisor de águas na história da Universidade, o Projeto de Formação de Professores para o Ensino Fundamental (Proformar) diplomou mais de 15 mil docentes, destacando-se como uma ação efetiva no âmbito da interiorização da educação. O projeto foi reconhecido como experimento de referência pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), utilizado como modelo pelo Ministério da Educação (MEC).

Umas das preocupações da UEA, é a expansão do ensino às regiões interioranas do Estado sempre pautando a implantação de atividades acadêmicas. Nesse sentido, foi estabelecida uma relação pioneira entre os cursos de formação tecnológica, as áreas e vocações produtivas regionais e sub-regionais nos municípios e, a formação na educação de nível médio dos estudantes, integrando esses três pontos com o debate acerca do desenvolvimento regional.

Atualmente, a UEA possui mais de 22 mil alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação. Em sua estrutura conta com seis unidades acadêmicas na capital, seis Centros de Estudos Superiores e 14 Núcleos de Ensino Superior no interior do Estado. A Universidade oferece 249 cursos, sendo 64 regulares e 185 de oferta especial, contabilizados por município de oferta 65 cursos contabilizados por nomenclatura.

Com orgulho da própria história e com um olhar para o futuro, a UEA celebra 20 anos de atuação focando na promoção dos saberes e conhecimentos científicos na região Norte. Por meio de registros históricos, apresentamos os momentos que marcaram a trajetória da Universidade e que demonstram como a UEA, em relativo curto espaço de tempo, assumiu papel importante no fomento à educação no Estado do Amazonas.